top of page

Integração de sistemas sustentáveis e princípios da permacultura

Vila dos Gorgeios



Um Jovem casal e um filho pré-adolescente. O desejo pela simplicidade, relacionados à vida longe dos centros urbanos, ao cuidado dos animais, à aproximação com a natureza. O peculiar interesse do filho pela observação de pássaros, o desejo de melhorar o planeta de alguma forma.


Por outro lado, os recorrentes problemas da vida na cidade. E então a oportunidade de compra de uma ampla área rural no Município de São Bento do Sapucaí. Pareceu ser o início de um sonho que há tempos buscavam e agora poderia florescer.


Inicialmente não sabíamos direito o que seria o tal projeto, só pensava que queria ter um pedaço de terra para cuidar e pagar um pedaço da dívida que temos com a mãe terra... e com o interesse do nosso filho pelos pássaros, veio a vontade de ser um lugar para atrair aves, que seja turístico, mas um turismo de conscientização...

Pesquisando sobre sustentabilidade e em conversas com moradores locais, com técnicos, com grupos de permacultores e principalmente com a família, definiram as linhas gerais daquilo do que desejam para os próximos anos: construir uma casa para toda a família e amigos, com a possibilidade de trazer visitantes interessados em ajudar na recuperação da área (boa parte degradada), para transformá-la num santuário de pássaros, recuperar a Mata nativa, conscientizar os visitantes e moradores da cidade, ser uma referência de sustentabilidade para os turistas e estudantes que se interessem em conhecer a área.





A utilização de materiais locais – como a terra – e sistemas modulados garantem o baixo impacto para a implantação deste conjunto, que busca servir de modelo para a comunidade da região e garantir um bom desenho arquitetônico aliando sustentabilidade e conforto aos usuários. O projeto respeita o meio ambiente e cria através do paisagismo sintrópico, condições para a recuperação da mata nativa e proteção às áreas sensíveis.


A implantação está dividida em fases, onde se construirá unidades pequenas para a família, para os parentes, amigos ou convidados. Para completar o conjunto, o projeto contempla a lavanderia e a unidade destinada ao caseiro.






bottom of page